Ir para o conteúdo

O que é desinfecção de ambientes: descubra tudo agora mesmo!

A desinfecção de ambientes é muito importante se o objetivo é garantir mais segurança e saúde para as pessoas que convivem naquele espaço. Alguns precisam de uma limpeza simples, enquanto outros ambientes exigem uma desinfecção profunda.

Mas existe também uma grande diferença entre limpeza e desinfecção. Por isso é essencial entender as diferenças para garantir que cada uma destas modalidades seja utilizada da maneira adequada.

Por isso, a seguir vamos explicar o que é a desinfecção de ambientes, como ela funciona e qual a diferença entre limpeza e desinfecção. Confira!

O que é exatamente a desinfecção?

A desinfecção de ambientes é a destruição por completo dos microrganismos presentes nas superfícies. A intenção é remover estes microrganismos para evitar doenças provocadas por eles.

Esta eliminação tanto pode ser feita por meio de processos físicos como por processos químicos. Isso acontece de maneira completamente técnica. Não pode ser feita por qualquer pessoa sem conhecimento prévio, pois a desinfecção pode não surtir efeito.

Como funciona?

A desinfecção de ambientes permite a diminuição do risco de contaminação. Se o ambiente a ser descontaminado for um hospital, por exemplo, o risco de contaminação por covid-19 e outras doenças é ainda maior.

Por isso, entender como funcionam os processos e quais as diferenças entre limpeza simples e desinfecção é muito importante para garantir que ela seja feito da maneira adequada.

Limpeza x desinfecção

A limpeza é o processo de remoção de resíduos. Esta limpeza simples pode ser feita com bucha e detergente, por exemplo, apenas para remover sujeiras expostas.

Já a desinfecção é um processo muito mais profundo. Ao contrário da limpeza ela tem como função eliminar todos os microrganismos que apresentam potencial de contaminação por doenças.

Além disso, há também a esterilização, que tem a capacidade de eliminar bactérias e fungos, além de vírus. Geralmente este método é indicado para bisturis e outros objetivos médicos.

Tipos de desinfecção

Há 3 tipos de desinfecção, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O nível alto é um processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos, como bactérias e fungos.

Já o nível intermediário é um processo que também é químico, mas que destrói estes microrganismos ainda na sua forma vegetativa, podendo estar sobre objetos inanimados e outras superfícies.

O nível baixo é mais indicado para desinfecção de baixo risco. Ela não elimina todas as bactérias e microrganismos, por isso é indicada para ambientes menos arriscados.

Conte com a Vitória Soluções!

A Vitória Soluções Ambientais está há mais de 15 anos atuando no setor de desinfecção de ambientes, tanto industriais quanto residenciais. Contamos com uma equipe responsável e bem preparada, que inclui, por exemplo, engenheiros ambientais, entre outros profissionais da área.

Assim, além de buscar sempre atender as necessidades dos clientes, a empresa também está em uma busca constante por soluções sustentáveis.

Entre em contato e faça já um orçamento com um de nossos colaboradores! Estamos à disposição para te atender da melhor forma possível.

Leia mais: Quanto tempo dura o efeito de uma dedetização?