Ir para o conteúdo

Você sabe o que é uma ETE e uma ETA? Nós te explicamos!

Você sabe o que é uma ETE e uma ETA? Nós te explicamos!

Pode ser que você já tenha ouvido falar em ETE e ETA, mas nunca parou para entender os seus significados. Entretanto, algumas pessoas sequer ouviram falar nestes termos. A ETE e a ETA são siglas que têm um sentido que interfere de maneira positiva no funcionamento da sociedade. Elas promovem um impacto na sustentabilidade do planeta, oferecendo maior bem-estar.
Ficou curioso e quer descobrir do que se trata e como funcionam? Continue a leitura porque nós vamos te explicar!

O que é ETA e ETE?

As siglas se referem ao tratamento de água voltada para o consumo humano, mais especificamente o tratamento de esgotos. Como sabemos, a água é essencial para a sobrevivência humana, mas este recurso está cada vez mais escasso e por isso precisa ser utilizado de maneira consciente.
Além do problema da escassez, grande parte da água existente não é apropriada para consumo. É aí que entram a ETA e a ETE. Assim, uma ETA é uma Estação de Tratamento de Água, que tem como função purificar a água retirada de fontes naturais para o consumo humano.
Já a ETE é uma Estação de Tratamento de Efluentes. Sua função é tratar efluentes domésticos e industriais, ou seja, resíduos descartados quando os processos são acabados.

Qual é a importância de uma ETA?

A Estação de Tratamento de Água é importante para reduzir a quantidade de elementos poluentes na água. Como parte de sua função, a ETA precisa eliminar os materiais orgânicos e os microorganismos patogênicos para que a água sirva para consumo. Assim, o tratamento da água é essencial para garantir a saúde pública, evitando doenças provocadas pela contaminação destes agentes.

Como funciona uma ETA industrial

Quando se mistura algum produto à água é necessário passá-la por uma estação de tratamento de água industrial. Se isso não acontecer, é importante fazer o tratamento para eliminar estes resíduos que resultam dos processos produtivos. Os três tipos de tratamento industrial são:
processos físicos: removem os sólidos através de separações físicas;
processos químicos: utiliza produtos químicos para remover poluentes;
processos biológicos: a estação reproduz fenômenos de purificação que acontecem na natureza.

Qual a importância de uma ETE?

O tratamento do esgoto doméstico é muito importante para garantir a saúde pública. Este esgoto é composto por resíduos que são transportados pelos encanamentos das casas, escritórios e estabelecimentos comerciais. Assim, podemos afirmar que é todo o lixo que produzimos durante a utilização da água. Esta água desce pela pia, chuveiro, ralos distribuídos pela casa. Aquela água da chuva que corre pelas ruas também se mistura a este esgoto.

Função da ETE

As Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) são unidades operacionais do sistema de saneamento que recebem as águas efluentes do esgoto doméstico. Assim, após o término do tratamento, a água purificada volta para rios, por exemplo. Este processo evita os impactos ambientais que seriam provocados pela água contaminada, caso não fosse tratada.
A Vitória Soluções Ambientais está há mais de 15 anos no mercado de limpeza técnica residencial e industrial. Temos como objetivo prestar os melhores serviços e, para isso, garantimos uma equipe responsável e eficiente.
Leia mais: Dedetização em cozinhas profissionais e estabelecimentos alimentícios.