Ir para o conteúdo

Dedetização em cozinhas profissionais e estabelecimentos alimentícios

Dedetização

A dedetização é essencial para manter o ambiente livre de pragas, principalmente os ambientes comerciais que envolvem o ramo alimentício, por exemplo. Isso porque são locais com uma grande quantidade de comida, cenário ideal para atrair insetos e animais como baratas, ratos, entre outros inconvenientes.

Entenda a seguir porque deve-se dedetizar com frequência e qual a frequência ideal, além de conhecer os cuidados necessários e saber como a Vitória Soluções Ambientais pode ajudar. Confira.

Por que dedetizar com frequência cozinhas e estabelecimentos alimentícios?

A dedetização de cozinhas profissionais e estabelecimentos alimentícios tem como objetivo principal manter o ambiente apto para funcionamento, livrando-o de pestes que podem contaminar os alimentos e afetar a saúde dos consumidores e colaboradores.

A Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) exige que esse processo seja realizado pelos proprietários dos estabelecimentos e tudo isso é regulamentado e cobrado pelo Ministério do Trabalho e o Ministério da Saúde, de forma que seja realizado periodicamente.

De quanto em quanto tempo deve ser realizada a dedetização?

Seguindo o que a Anvisa estipula, todo estabelecimento, incluindo as cozinhas profissionais e estabelecimentos alimentícios, que produzem, servem e/ou comercializam alimentos precisa estabelecer e apresentar um plano de ação que seja contínuo. Isto é, um processo que mostre que a empresa está seguindo as normas de dedetização constantemente. O recomendado é que esses protocolos sejam feitos mensalmente.

Porém, não é só a dedetização que é exigida pela Agência de Vigilância Sanitária. É preciso manter um processo bem claro de descarte e manuseio dos alimentos, bem como a limpeza constante e diária das bancadas, refrigeradores, freezers e demais equipamentos.

Cuidados necessários ao realizar a dedetização do ambiente

É preciso manter certos cuidados após a realização da dedetização no ambiente, com o intuito de evitar a disseminação e proliferação de animais e insetos no comércio. Alguns desses cuidados são:

  • Evitar deixar os alimentos espalhados pelas bancadas, pelo chão e/ou demais ambientes. Esses restos de comidas atraem de forma rápida insetos indesejados;
  • Os lixos devem estar bem fechados e, de preferência, longe de onde é feita a comida. Finalizou o dia de trabalho? Retire o lixo!
  • O ambiente deve estar sem buracos, pois a probabilidade de animais como ratos estarem escondidos, fazendo ninhos, é grande;
  • Ter móveis resistentes, para que não atraiam cupim;
  • Alimentos devem estar conservados de maneira adequada, para não estragarem.

A manutenção no dia a dia deve ser realizada pela empresa. No entanto, a dedetização precisa ser realizada por uma empresa de confiança e capacitada.

Conte com a Vitória Soluções Ambientais!

Por isso, conte com uma empresa capacitada e que está no mercado há mais de 15 anos. A Vitória Soluções Ambientais tem como princípio prestar um serviço especializado em limpeza técnica, seja ela industrial ou residencial, com qualidade e eficiência, conforme a necessidade do cliente e com total responsabilidade com o meio ambiente.

Desde a desinfecção do ambiente até o controle de pombos, a Vitória Soluções Ambientais pode te ajudar. Entre em contato para saber mais. Estamos à disposição para atender as suas necessidades da melhor forma possível.