Ir para o conteúdo

Dicas para desentupir os canos da sua casa

dicas-para-desentupir-os-canos-da-sua-casa

 

O encanamento é uma das partes principais de uma moradia. Com o passar do tempo, é normal que problemas, como o entupimento de canos, apareçam. Isso acontece, em grande parte, pelo acúmulo de resíduos e gordura no interior dos canos.

Para conter esse problema, você pode optar por soluções práticas e fáceis que são possíveis de fazer sozinho. Quer saber como? Então confira nossas 5 dicas para desentupir os canos da sua casa.

5 dicas que te ajudarão a desentupir os canos da sua casa

Quando acontece a obstrução de um cano, geralmente cogitamos a introdução de objetos inadequados ou a utilização de produtos químicos que podem acabar danificando o encanamento de sua casa ainda mais.

Confira abaixo dicas para conseguir o desentupimento dos canos de sua casa de forma simples!

1. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio, por ter propriedades efervescentes quando em contato com certos elementos, pode ajudar, e muito, no processo de desentupimento do encantamento de sua casa. Por essa razão, experimente a junção de bicarbonato + vinagre ou bicarbonato + limão para desobstruir completamente os canos.

2. Sal

Uma das muitas utilidades do sal é sua alta garantia de limpeza. Para isso, acrescente cerca de 3 colheres cheias de sal a um copo de água bem quente. Essa medida simples é capaz de limpar os canos, principalmente, aqueles com acúmulo de gordura.

3. Arame

Para obstruções por restos de comida, cabelos e gordura, um arame pode fazer uma grande diferença! Introduzi-lo delicadamente pela tubulação até conseguir puxar a placa de sujeira ou empurrá-la para além das curvas será uma grande ajuda para conseguir canos limpos.

4. Desentupidor manual

O clássico desentupidor manual está presente na casa da maioria das pessoas e costuma ser bastante eficiente na hora de desentupir canos com obstruções mais simples. Isso acontece porque seu funcionamento depende de pressão para puxar a sujeira de volta à superfície, podendo, assim, ser extraída.

5. Pressão

Assim como os desentupidores manuais funcionam, utilizar um objeto que impulsione a pressão dentro dos canos pode ajudar a mover a sujeira no encanamento, sendo facilmente retirada. Em oposição ao ponto anterior, as máquinas de pressão possuem maior poder de sucção, sendo, assim, mais eficientes. Outra opção viável é a utilização de garrafas pet, que, por sua maior capacidade, podem criar bolsas de ar que puxaram a sujeira para a superfície.

 

O que fazer para evitar o entupimento dos canos?

Medidas simples podem evitar ou retardar o entupimento do encanamento de sua casa, como por exemplo:

  • Não jogar óleo nos ralos;
  • Realizar limpezas mensais nos canos;
  • Ter atenção à entrada de cabelo na tubulação;
  • Evitar o descarte de resíduos alimentícios etc.

Esperamos que nossas dicas se mostrem eficientes na hora de resolver este problema tal incômodo, que é o entupimento de canos. Porém, caso precise de ajuda profissional a Vitória Soluções Ambientais tem uma equipe especializada em diversos serviços. Entre em contato com a gente e tenha mais informações! Estamos à disposição para te atender com rapidez e qualidade.