Ir para o conteúdo

De quanto em quanto tempo devo limpar fossas, poços e caixas de gordura?

De quanto em quanto tempo devo limpar fossas, poços e caixas de gordura?

Há uma série de atividades que precisam ser desempenhadas de tempos em tempos, especialmente quando envolve limpeza de ambientes. Essas normas são feitas com o objetivo de garantir a segurança, bem-estar e saúde de todas as pessoas. E não é diferente quando se fala em fossas, poços e caixas de gordura, pois são itens indispensáveis em qualquer residência ou empresa.

 

Apesar de ser um assunto pouco debatido e falado, a limpeza de fossas, poços e caixas de gordura é essencial e precisa ser feita periodicamente para que se mantenha o bem-estar de quem mora na casa e perto dela, bem como proteger o meio ambiente, mantendo o equilíbrio.

Por que realizar a limpeza de fossas, poços e caixas de gordura?

As fossas, os poços e caixas de gordura foram criadas com o objetivo de ajudar os seres humanos, mas também de preservar o meio ambiente dos resíduos criados pelas pessoas.

 

Isto é, o descarte correto dessas sobras proporciona a redução de doenças, condições habitacionais dignas e também contribui diretamente para uma vida melhor, pois quando há o descarte correto do esgoto e resíduos a água e a higiene da sociedade como um todo são afetadas positivamente.

 

Então, dessa forma, ao realizar a limpeza das caixas de gordura e fossas presentes na sua residência, além de você estar se ajudando, está contribuindo diretamente para a população geral e também com o meio ambiente.

Quando realizar a limpeza de fossas, poços e caixas de gordura?

A limpeza desses itens deve ser feita com o objetivo de prevenir alguns acidentes que podem colocar em risco a saúde dos moradores e também do meio ambiente. No entanto, grande parte das pessoas só realizam esse procedimento quando a caixa de gordura ou até mesmo a fossa já estão entupidas. Isso é muito perigoso, pois há riscos de danos à saúde e também à estrutura da própria residência.

 

Por isso, deve-se fazer uma limpeza regular de rotina. Mas, não há uma regra para o tempo dessa manutenção, pois tudo vai depender de fatores variáveis, como a intensidade do uso da caixa de gordura, bem como de que forma é realizado o descarte dos resíduos no ambiente. Contudo, há uma base conforme as residências e o tamanho de suas caixas. Por exemplo, uma residência em que é comum o uso de gorduras, o recomendado é limpar de seis em seis meses, já em apartamentos, em que a caixa é menor, de três em três meses.

Não é uma regra nem precisa ser seguida literalmente, por isso, antes de contatar um especialista é sempre bom observar como está a situação da sua caixa de gordura ou sua fossa. Para saber se está na hora é só levantar e conferir. Hoje em dia, as fossas/caixas de gordura mais modernas são mais fácil de fazer essa observação.

 

Na hora de limpar a sua caixa de gordura, fossa e poço deve-se sempre contatar uma empresa especializada e capacitada para desempenhar a função. A Vitória Soluções Ambientais pode te ajudar! Entre em contato.