Ir para o conteúdo

Veja 5 doenças transmitidas por baratas e saiba como prevenir!

Veja 5 doenças transmitidas por baratas e saiba como prevenir!

Muitas pessoas têm aversão, medo e até mesmo fobia de certos animais, principalmente quando falamos em insetos e bichos peçonhentos. Mas, além de causarem esses sentimentos, insetos como as baratas, por exemplo, podem transmitir inúmeras doenças e causar problemas sérios.

É quase unanime o medo ou nojo com as baratas. Um inseto bem comum, de hábitos noturnos, as baratas podem provocar enfermidades nos humanos, seja pelo contato direto ou por meio da contaminação dos alimentos. Por isso, é importante saber como eliminar baratas para viver em um ambiente mais seguro.

As baratas e as chances de contaminação

As baratas causam não só medo, como também nojo na maior parte da população; isso porque são insetos que vivem em locais contaminados, como esgotos, lixos e etc. Por ter hábitos mais noturnos, pode ser que tenha baratas circulando na sua residência e empresa e você nem saiba.

Por isso, é essencial que se mantenha as limpezas regulares e também dedetização nos tempos adequados, pois só uma limpeza com os produtos corretos é capaz de eliminar as baratas e erradicar as chances de contaminação.

Com esses cuidados é possível, diminuir, por exemplo, além das doenças, os prejuízos no dia a dia, como danos nos eletrônicos, nas roupas (as baratas roem os tecidos) e até mesmo nos alimentos (deixam cheiro e gosto ruim por conta do líquido que liberam).

5 doenças transmitidas por baratas

Por viver em ambientes sujos e contaminados, as baratas carregam no seu corpo um maior risco ao ser humano, transportando vírus, bactérias e fungos. Ou seja, elas são vetores diretos de contaminação, podendo transmitir doenças como:

  1. Hepatite a

A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda, também conhecida como amarelão. Ela é ocasionada por um vírus chamado VHA, que atinge diretamente os rins, causando uma inflamação. A contaminação acontece por meio de alimentos ou água contaminados e os principais sintomas são a amarelidão, diarreia, vômito, cansaço acentuado e mal-estar.

  1. Diarreia

Um dos sintomas da Hepatite A, mas também pode ser uma das doenças transmitidas pelas baratas. Afinal, estes insetos transitam em lugares sujos, podendo trazer bactérias como Salmonella e Shigella, que são responsáveis por desencadear uma desinteria bacteriana (diarreia).

Uma das formas mais “fáceis” de se contaminar com essas bactérias é tendo contato direto com objetos em que as baratas “passaram”, como garfos, copos, pratos e etc.

  1. Crise alérgica

Outra doença que pode ser ocasionada pelas baratas é uma crise alérgica. Isso porque elas conseguem deixar cheiro e gosto por onde passam, como suas fezes e pedaços do seu corpo, e isso, para quem tem alergia, pode ser um gatilho.

  1. Febre tifoide

A febre tifoide é uma outra doença ocasionada pela Salmonella Typhi, uma bactéria que é transportada pela barata após ela ter tido contato com fezes contaminadas. É uma doença que provoca febre, calafrios, dores de cabeça, diarreia, dores musculares, cansaço e até dores abdominais.

  1. Tuberculose

Sim, é uma doença que pode ser transmitida por baratas. A tuberculose afeta os pulmões, mas, também pode comprometer outras partes do corpo, como ossos, rins, cérebro e etc. Os principais sintomas são: febre alta, dores no peito, perda de peso, entre outros.

Uma das formas de eliminar baratas e doenças transmitidas por elas é mantendo a limpeza diária dos locais e também realizando dedetização dos ambientes de forma regular, com uma empresa especializada. Fale conosco e saiba mais!