Ir para o conteúdo

Qual o melhor período para realizar uma dedetização?

Antes de falar sobre o período de realização de dedetização, você sabe como funciona esse procedimento?  A dedetização é um método de higienização de locais, que consiste em exterminar insetos, seus ovos e larvas, com o objetivo de evitar a proliferação desses bichos, que podem trazer danos para a estrutura física dos ambientes, assim como para a saúde humana.

Para isso são usadas técnicas específicas para cada tipo de local e de inseto. Cada tipo de dedetização recebe nomes específicos. Por exemplo, para a infestação de cupins usa-se a descupinização, para a ninhada de ratos, desratização e etc.

É comum acreditar que pragas residenciais podem ser controladas com ratoeiras, aerossóis ou outros tipos de venenos. Porém, essas são soluções temporárias. O ideal é contratar serviços especializados que fazem o trabalho com garantia prolongada do não aparecimento de formigas, cupins, ratos ou qualquer outro tipo de infestação.

 

Além disso, também é uma segurança para quem não é especialista no manuseio de venenos, considerando o risco de contaminação familiar e animais de estimação.

E qual o melhor período para ocorrer a dedetização?

O ideal é reservar períodos de dedetização para evitar procurar um profissional quando os ambientes estiverem infestados de insetos, pois geralmente danos físicos já foram ocasionados. Como os provocados por cupins, bichinhos que se escondem, ou fazem morada no interior do solo ou da madeira e se alimentam basicamente de celulose em suas diferentes formas. No caso de móveis de madeiras, acabam sendo corroídos e vão se deteriorando gradativamente, podendo espalhar-se por todo o local.

Por isso, o ideal é ter uma empresa ou profissional fixo e um acordo semestral para vistoria do local dedetizado, com o objetivo de manter o ambiente sempre livre desses tipos de insetos. Essas visitas são uma forma de evitar prejuízos, principalmente em estabelecimentos comerciais, que são regularmente fiscalizados. Porém, imóveis residenciais ou empresariais também devem seguir essa recomendação, pois é uma forma de proteger seus bens de dados que facilmente podem ser evitados.

Alguns procedimentos devem ser feitos antes de ocorrer a dedetização, principalmente se o ambiente tiver a presença de animais domésticos e crianças, pois algumas técnicas são pensadas por estratégias e uma delas são as iscas, método que pode despertar a curiosidade desses públicos. Por isso a importância de ser feita por especialistas no assunto.

Cuidados que devem ser tomados durante a dedetização (principalmente residencial)

  • Uso de inseticida gasoso: é recomendado que os moradores se ausentem do ambiente por pelo menos 6 horas;
  • Uso de iscas: para captura de ratos, é necessário que elas sejam inseridas em locais de difícil acesso (esses venenos podem ser mortais a outros tipos de animais e causar danos em seres humanos);
  • Antes da dedetização: é necessário que o ambiente esteja limpo para a correta fixação dos inseticidas superficiais;
  • Dedetização em armários e guarda-roupas: ocorre para combater traças e baratas, é necessário que sejam totalmente esvaziados, evitando que haja o contato do veneno com roupas e demais utensílios.

Quais os insetos que precisam ser exterminados?

Os mais comuns são os cupins, infestação de formigas, ratos. Porém, também há os bichos que podem proliferar em outros animais, como em cachorros (pulgas) ou galinhas (piolhos ou pichilingas).