Ir para o conteúdo

Engenharia Sanitária e Ambiental: saiba mais sobre essa área de atuação

engenharia-sanitaria-e-ambiental-saiba-mais-sobre-essa-area-de-atuacao

engenharia-sanitaria-e-ambiental-saiba-mais-sobre-essa-area-de-atuacao

Engenharia Sanitária e Ambiental: saiba mais sobre essa área de atuação

A Engenharia Sanitária e Ambiental, apesar de ser uma área bem abrangente, é sempre voltada para a preservação do meio ambiente. O dever dessa engenharia é, em partes, cuidar da gestão ambiental, desde os recursos hídricos, dos solos, sem esquecer da qualidade do ar e da água.

 

Está em constante crescimento e chama bastante atenção por conta dos efeitos positivos – tanto para o meio ambiente quanto para o mundo dos negócios. Isso acontece no Brasil, em especial, por conta do saneamento básico que não é um dos melhores do mundo.

 

Em suma, estuda-se, de forma integrada, os problemas ambientais causados pelos seres humanos. Por isso, o engenheiro sanitário e ambiental acaba atuando em diversos âmbitos, como o ecológico, econômico, social e até tecnológico.

Sobre os profissionais

Os profissionais da Engenharia Sanitária e Ambiental são responsáveis pelos planejamentos e execuções de projetos que visem sanar ou diminuir os problemas ambientais, como o abastecimento de água potável, tratamento de esgoto sanitário – não só o urbano, como também o rural -, incluindo também a coleta de resíduos e o saneamento básico como um todo.

Campos de atuação

Por ser uma área bem ampla, as possibilidades para o engenheiro sanitarista e ambiental são variadas, desde trabalhar em empresas, indústrias até nos setores públicos, podendo atuar em várias esferas, como:

 

  • controle de poluição – aqui, o engenheiro sanitarista e ambiental vai calcular e tentar traçar planos para reduzir os impactos causados ao meio ambiente, tudo isso para controlar a qualidade do ar e da água;
  • pode desenvolver planos e estratégias para gestão de áreas protegidas;
  • ser responsável pelo licenciamento ambiental das empresas;
  • Recuperação de áreas – o engenheiro vai precisar restaurar as áreas que foram afetadas pela poluição;
  • Saneamento – é uma das áreas que os profissionais mais atuam no campo ambiental. Devem observar e elaborar projetos de saneamentos básicos que sejam eficazes, construindo um sistema de coleta e tratamento de esgoto e resíduos industriais, além de sistemas que evitem alagamentos e enchentes.

Características básicas do Engenheiro Sanitarista e Ambiental

Entre as principais características que o profissional deve ter para atuar na área estão:

 

  • Afinidade com tecnologia e ciência;
  • Postura ética com o meio ambiente e com o ser humano;
  • Goste e tenha práticas sustentáveis no dia a dia.

 

São pessoas focadas e capacitadas em melhorar não só o meio ambiente, mas também diversas outras áreas. Afinal, os projetos desenvolvidos por esse profissional têm impacto direto na vida e no dia-a-dia de todas as pessoas.

 

Por isso, conte com uma empresa capacitada e que está no mercado há mais de 15 anos. A Vitória Soluções tem como princípio prestar um serviço especializado em limpeza técnica, seja ela industrial ou residencial, com qualidade e eficiência, conforme a necessidade do cliente e com total responsabilidade com o meio ambiente.

 

Desde a desinfecção de ambientes à controle de pombos, por exemplo, a Vitória Soluções pode te ajudar. Entre em contato! Estamos à disposição para te atender com profissionais qualificados e responsáveis.