Ir para o conteúdo

Como os profissionais de empresas de engenharia ambiental e sanitária podem melhorar o dia a dia do seu negócio

como-os-profissionais-de-empresas-engenheiro-ambiental-e-sanitaria-podem-melhorar-o-dia-a-dia-do-seu-negocio

Como os profissionais de empresas de engenharia ambiental e sanitária podem melhorar o dia a dia do seu negócio

Vivemos em uma fase da vida humana em que a espécie está ameaçada de extinção. O aquecimento global provocado por nossas ações está modificando o planeta de maneira quase irreversível. São geleiras derretidas, aumento dos fenômenos naturais que provocam desastres como tsunamis, terremotos, furações, entre outros.

A previsão é de quem em 2030, ou seja, daqui a apenas nove anos, o clima na terra se torne hostil para a vida humana. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) promove ações e medidas para mobilizar os representantes dos países com o objetivo de interromper a evolução do aquecimento global, das emissões de gás carbônico, que tanto prejudicam a camada de ozônio.

Pensando nisso, algumas profissões são consideradas essenciais, e a engenharia ambiental é um exemplo disso. O objetivo do engenheiro ambiental é promover ações de sustentabilidade para o meio ambiente utilizando técnicas específicas, levando em consideração o contexto social, ecológico, econômico e tecnológico da natureza, o que pode melhorar não só a vida na terra, mas também os negócios, tornando as empresas mais sustentáveis e alinhadas com os novos tempos.

Atuação de um engenheiro ambiental

A ideia é promover medidas que contribuam com a recuperação das perdas que a terra já sofreu, evitando que voltem a acontecer. Para ajudar a cuidar do planeta e recuperar danos, o engenheiro ambiental atua em áreas como:

  • Saneamento básico: nesta área este profissional realiza estudos sobre a qualidade do meio ambiente, fazendo um monitoramento constante da gestão de tratamento de resíduos nas indústrias, por exemplo. O engenheiro ambiental tem um papel muito importante neste setor, pois o descarte inadequado do esgoto pode provocar impactos negativos à natureza. Eles analisam também os riscos de impacto ambiental dos efluentes. Assim, conseguem perceber como afetam a natureza, e também pensar em estratégias de prevenção de danos muito antes da produção de rejeitos;
  • Tratamento do lixo: atuando na indústria ou em locais que trabalham com reciclagem, nesta área o profissional tem um papel importante na eliminação e reciclagem de resíduos. Desta forma, o engenheiro ambiental consegue pensar nas diversas maneiras de reuso eficiente dos resíduos, reduzindo as agressões ao meio ambiente.
  • Sistemas de distribuição de água: o trabalho do engenheiro ambiental no gerenciamento destes sistemas é evitar o desperdício de água durante a distribuição e no momento do seu transporte.
  • Energia elétrica: sua função é pensar em estratégias de redução do impacto ambiental causado pelas formas de obtenção de energia, como hidrelétricas e termelétricas.
  • Poluição ambiental: o engenheiro ambiental tem como uma de suas tarefas a busca pela melhora da qualidade do ar, evitando que novos poluentes sejam lançados, o que pode melhorar os processos de produção das indústrias, tornando-os prejudiciais.

Conclusão

Portanto, está muito claro que o engenheiro ambiental desempenha um papel de grande relevância na sociedade, contribuindo com a redução dos impactos ambientes negativos causados pela atividade industrial. Assim, ele consegue planejar estrategicamente possíveis formas de redução de danos, melhorando a imagem e os processos produtivos das organizações, sendo um profissão essencial para o seu negócio.

A Vitória Soluções Ambientais está há mais de 15 anos no mercado ajudando pessoas e empresas a viverem de maneira mais sustentável. Quer conhecer mais sobre os nossos serviços? Agende uma reunião conosco, ficaremos muito felizes em ouvir e atender as suas necessidades.