Ir para o conteúdo

Como evitar a propagação da covid-19 no ambiente de trabalho?

como-evitar-a-propagacao-da-covid-19-no-ambiente-de-trabalho

 

Evitar a propagação Covid-19 no atual ambiente de trabalho é considerado um grande desafio, já que é um local com grande potencial de propagação do vírus. Afinal, corresponde a um espaço onde as pessoas permanecem por horas, conversando e compartilhando utensílios, documentos e outros materiais que podem alojar o vírus.

 

As empresas que decidirem voltar a funcionar presencialmente devem traçar um plano para evitar que a doença se propague, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

A seguir, listamos as principais medidas preventivas que as empresas devem adotar durante a pandemia, veja:

 

1. Incentive a higienização das mãos pelos colaboradores, funcionários e clientes

Assim como o uso da máscara, a lavagem correta das mãos com água e sabão é uma das medidas mais efetivas para impedir a transmissão do vírus. Por isso, uma das recomendações da OMS é disponibilizar álcool em gel ou desinfetante para mãos no ambiente de trabalho, mantendo os dispensadores sempre abastecidos.

 

Além disso, folhetos informativos e/ou palestras com agentes de saúde e segurança ocupacional podem ser realizados pelas empresas, com o intuito de estimular a contribuição de todos para a prevenção do vírus.

 

2. Promova a higiene respiratória

Distribua folhetos informativos, coloque pôsteres, realize palestras ou comunique verbalmente os seus trabalhadores acerca da higiene respiratória. Informações como cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ou cotovelo, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos e o uso de máscaras também ajudam a prevenir a propagação.

 

3. Incite o trabalho remoto para funcionários doentes

Segundo a OMS, as empresas possuem o dever de incentivar os seus trabalhadores a ficarem em casa, caso apresentem sintomas como tosse ou febre leve (37.3º ou mais), como forma de prevenir a contaminação dos outros colaboradores.

 

4. Viagens a trabalho: o que fazer antes e depois

Antes de planejar qualquer viagem corporativa, a recomendação é avaliar os benefícios e riscos relacionados. Evite encaminhar funcionários que possuam maior riscos de doenças graves (pessoas com doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas, pulmonares e pessoas idosas).

 

Se a viagem for realmente necessária, ressalte aos funcionários sobre a importância das medidas preventivas (lavar as mãos, usar máscara, manter pelo menos 1 metro de distância, etc.) e forneça álcool em gel e máscara para garantir a proteção deles.

 

Ao retornar de viagem, os funcionários devem monitorar o aparecimento de sintomas por 14 dias e medir a temperatura duas vezes ao dia. Caso apresente tosse ou febre baixa, a orientação é que o funcionário permaneça em casa, evite contato próximo com outras pessoas e procure um médico.

 

5. Mantenha o ambiente limpo e desinfetado

A contaminação de superfícies é uma das principais formas de disseminar o vírus, por isso, é de extrema importância manter as mesas, utensílios, cadeiras, maçanetas sempre higienizadas, evitando tocar em superfícies compartilhadas com as mãos não lavadas.

 

Para isso, o uso de produtos profissionais pode ser necessário! Clique aqui e conheça a Vitória Soluções Ambientais, somos uma empresa compromissada em prestar serviço especializado de Desinfecção de Ambientes com produtos de primeira qualidade. Entre em contato, estamos à sua disposição.