Ir para o conteúdo

Dicas para manter seu reservatório limpo

dicas-para-manter-seu-reservatorio-limpo

 

Dicas para manter seu reservatório limpo

Você se lembra da última vez que fez a limpeza do seu reservatório de água? Apesar da água normalmente vir tratada das estações, com o tempo a nossa caixa d’agua começa a reter alguns materiais da tubulação que atravessa a cidade, e apresenta acúmulo de resíduos sólidos. Isso pode comprometer a qualidade da água que chega até a torneira.

A falta de limpeza nos reservatórios de água pode resultar em entupimento na tubulação causando gastos e trabalhos desnecessários, e até mesmo problemas mais sérios que podem afetar a saúde da nossa família, como o surgimento de bactérias e protozoários.

Uma atitude simples, como a manutenção e higienização dos reservatórios pode evitar esses problemas. Você sabe como fazer essa limpeza na caixa d’agua da sua casa? Para te ajudar, separamos algumas dicas.

1. Determine o dia

A frequência da limpeza no reservatório de água da sua casa vai depender muito da qualidade que a água chega até você. Têm locais em que a água já vem com mais impurezas, sendo necessárias mais limpezas durante o ano. Já em outros lugares a água chega bem tratada, fazendo com que a limpeza do reservatório possa ser mais esporádica.

Como você vai saber qual é o seu caso? Verificando pessoalmente o estado em que está a sua caixa d’agua atualmente. Após essa verificação, marque o dia no calendário para não se esquecer de fazer a manutenção nos próximos meses ou anos.

2. Bloqueie o fornecimento e esvazie o reservatório

O próximo passo é simples, porém essencial: feche o registro que vem da rua. Para fazer a limpeza de forma correta a caixa d’água deve estar vazia. Para isso desligue o registro ou prenda a boia do reservatório para bloquear a entrada da água. Para esvaziar o reservatório, utilize o volume de água que já está na caixa antes do dia da limpeza, ou separe em baldes. Quando restar apenas pouca quantidade de água no fundo do reservatório, você pode dar início à limpeza.

3. Hora da limpeza

Para realizar a faxina no seu reservatório de água, você vai precisar de materiais de limpeza simples, como: balde, pano, vassoura, escova e água sanitária. Feche a saída de água com um pano, para evitar que a sujeira e materiais de limpeza cheguem até a tubulação. Esfregue bem os fundos e as laterais da caixa d’água, para soltar os resíduos que podem estar acumulados.

Após se certificar de que está tudo limpo, enxague com ajuda de baldes e panos limpos. Abra todas as torneiras para que as águas que ficaram nos canos sejam esvaziadas. Terminada a limpeza, reabra os registros, libere a saída dos encanamentos e espere que a caixa d’água volte a encher.

Mantenha seu reservatório sempre limpo!

Fazer a limpeza e manutenção de reservatórios é uma medida que previne vários problemas mais sérios, que podem prejudicar encanamentos, causar entupimentos, e até atingir a saúde da sua família, com o surgimento de bactérias. Para garantir a limpeza bem feita, com segurança e qualidade, você pode contar com a nossa equipe! Entre em contato agora mesmo.